Manhã
de sábado, 18 de fevereiro de 2017, no auditório da Defensoria Pública do Estado
de São Paulo, teve início os encontros temáticos para a elaboração do Plano
Estadual de Educação em Direitos Humanos. Nesta fase, acontece a produção do texto base que, será discutido, ao
longo do segundo semestre, em Audiências Públicas nas regiões da defensoria
pública do Estado de São Paulo.
O Plano Estadual deverá abranger a
globalidade das responsabilidades e ações da educação em direitos humanos para
o Estado de São Paulo. O trabalho dos grupos temáticos, neste primeiro semestre
de 2017, consiste em elaborar as diretrizes, os objetivos e as metas, para o período
de 2018 a 2021. O Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos
contemplará:
- Análise
(avaliação) da situação geral da educação em direitos humanos no Estado de São
Paulo.
- Definição das políticas, diretrizes, objetivos e metas de
educação em direitos humanos para:
- Educação
Básica;
- Ensino
Superior;
- Educação
Não Formal;
- Educação
dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança;
- Educação e
Mídia.
Na abertura dos trabalhos, Francisca
Pini, integrante do Comitê Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo, acolheu
todos os representantes e enfatizou a importância do trabalho coletivo e da
participação plural no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação em
direitos Humanos.
Ressaltou que a contribuição generosa de
todos os integrantes do Comitê Estadual e dos coordenadores(as) dos eixos
revela o compromisso com a educação emancipadora no Estado de São Paulo.
Na sequência, os(as) coordenadores(as)
dos eixos se apresentaram aos participantes:
Eixo Educação Básica: Denise Carrera, doutora em educação,
coordenadora da ONG Ação Educativa, participou ativamente da elaboração do
Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação de São Paulo.
Juliana Fonseca Neri, pedagoga e doutoranda em educação. Atuou por 9 anos na
coordenação de projetos educacionais no Instituto Paulo Freire.
Eixo Segurança Pública: Ney Strozake, advogado e doutor em direitos
humanos, coordenador da Renap e Militante do MST. Gorete Marques, socióloga e
doutora em Segurança Pública. Pesquisa do NEV.
Eixo Educação Superior: Wagner Hosokawa, doutorando em humanidades
da UFABC e professor universitário. Eloisa Gabriel, mestre e doutoranda em
Serviço Social pela PUC-SP, representante da CMP.
Eixo Educação
Não Formal: André Alcântara, advogado, representante do Centro Gaspar Garcia de
Direitos Humanos e o(a) representante do Condepe.
Eixo Educação
e Mídia: Ismar de Oliveira Soares, professor Titular Sênior da USP, Doutor em
Ciências da Comunicação (ECA-USP), com pós-doutorado, pela Marquette University
Milwaukee, WI, USA e presidente da ABPEducom; Maria Rehder da ECA/USP, mestre
em direitos humanos e democratização, especialista em Gestão da Comunicação,
Educação e Cultura (ECA-USP) e vice-presidenta ABPEducom, e Janaina Abreu, comunicadora
social, especialista em Marketing, representante do CEDHECA Paulo Freire.
Ao final das orientações, os defensores públicos Bruno Carvalho e
Davi de Azevedo disseram o quanto a Defensoria Pública está satisfeita com o
processo desencadeado para a elaboração do Plano Estadual de Educação em
Direitos Humanos e que assumiram a responsabilidade, inclusive na coordenação
geral, por perceberem a seriedade e compromisso com a construção coletiva.
Seguem as fotos dos grupos de cada eixo temático:
Educação Básica
Ensino Superior
Educação Não Formal
Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança
Educação e Mídia
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